Acontece em Curitiba

Dupla ilustre se junta ao Conjunto Choro e Seresta

Publicado por em 29/03/2018 às 16h14

choro e seresta

O Conjunto Choro e Seresta, tradicional grupo de choro de Curitiba, recebe neste domingo de Páscoa (1), na Feira do Largo da Ordem, dois nomes de peso da música popular brasileira: o violonista e compositor Cláudio Menandro, professor de violão e cavaquinho no Conservatório de Música Popular Brasileira, e o percussionista Lê dos Santos, percussionista da Orquestra à Base de Sopro, grupo artístico da Fundação Cultural de Curitiba desde 2008.

Nascido em Salvador, Cláudio Menandro iniciou sua carreira artística ainda jovem, quando descobriu os estudos de viola da gamba no Rio de Janeiro. Ele se aperfeiçoou no Conservatório de Música Antiga de Genebra, interpretando música barroca e renascentista, com curso de extensão em Basel, também na Suíça. Gravou seu primeiro disco em 1986, com clássicos para violão. Paralelamente, aumentou seu interesse pela música brasileira e começou a tocar bandolim e cavaquinho nas rodas de choro.

Gustavo Carvalho, mais conhecido por Iê dos Santos ou Iê do Pandeiro, é o outro convidado. Músico profissional há mais de 10 anos, Iê foi professor durante 2 anos no curso de extensão da Faculdade de Artes do Paraná “Oficina de Choro”, onde trabalhou em um programa de formação de técnica, teoria musical aplicadas ao pandeiro e formação de repertório de choro para pandeiristas.

Tendo o pandeiro como seu principal instrumento desde 2002, publicou, juntamente com Luiz Roberto Sampaio, o primeiro livro contendo exclusivamente peças e estudos para solo, duo trio e quarteto de pandeiros. Também foi colaborador no desenvolvimento do livro Pandeiro Brasileiro volume 2.

A apresentação é gratuita e começa às 10h30, na Feira do Largo da Ordem; a partir das 12h, continua no restaurante Easy Chef. O Calendário Anual de Choro conta ainda com apresentações em maio, junho e julho e faz parte da programação do Circuito Cultural Ademilar, uma iniciativa que está viabilizando uma série de projetos culturais em Curitiba via incentivo do Mecenato Municipal.

Calendário Anual de Choro

Há mais de 44 anos, o Conjunto Choro e Seresta prova que Curitiba tem sim o melhor do choro, um dos gêneros mais expressivos da música popular brasileira. O grupo se apresenta para cerca de 7 mil pessoas que circulam aos domingos na Feirinha do Largo da Ordem. O Calendário Anual de Choro traz para Curitiba convidados especiais do gênero, que já emocionaram muito nos quatro cantos do Brasil. A programação vai contar com a participação de 20 artistas. Segundo Clayton Silva, flautista e coordenador geral do grupo, as apresentações vão disseminar o choro na cidade. "Vamos presentear os curitibanos com convidados especiais e levar a interação entre a comunidade e os chorões, com apresentações em palco aberto, aproximando o público dos artistas, oferecendo entretenimento e lazer e fortalecendo o turismo e a cena musical, tanto da feira quanto da cidade", explica.

 

Serviço

Calendário Anual de Choro

Mais informações: conjuntochoroeseresta@gmail.com ou (41) 98849-1765 / (41) 99602-0407 (Clayton Silva)

Sites e Fanpages:

www.conjuntochoroeseresta.com.br

www.facebook.com/choroeseresta

www.facebook.com/enochoroqueeuvou/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Categoria: Eventos, Shows
Tags: Cláudio Menandro e Iê dos Santos, Curitiba, Feirinha do Largo da Ordem , Grupo Choro e Seresta

Enviar comentário

voltar para Acontece em Curitiba

left show tsN fwR fsN|left tsN fwR|left show fwR tsN bsd b01s|bnull||image-wrap|news c05|fsN normalcase tsN fwR bsd b01|b01 c05 bsd|login news normalcase c05 fwB|tsN normalcase fwR bsd b01|normalcase fwR c05|content-inner||