Acontece em Curitiba

Instituto TMO completa 30 anos de trabalho

Publicado por em 06/11/2018 às 16h20

Instituto TMO

Na próxima quinta-feira (08 de novembro) será realizada a solenidade de comemoração dos 30 anos do Instituto TMO, que desenvolve um trabalho em prol do Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital de Clínicas da UFPR. O evento ocorre na sede da ACP – Associação Comercial do Paraná às 18h30. Na ocasião, o Prof. Dr. Ricardo Pasquini receberá uma homenagem. Após a cerimônia, será servido um coquetel.

Sobre a história do Instituto TMO

Em 1988 um grupo de empresários se uniu com o desejo de ajudar ao próximo e salvar vidas atendendo a uma solicitação do Dr. Ricardo Pasquini, médico hematologista que fez parte da primeira equipe a realizar um transplante de medula óssea (TMO) na América Latina, no Hospital de Clínicas, em Curitiba, sendo um dos pioneiros neste procedimento, iniciado em 1979.

Na época, o sistema público de saúde não destinava recursos ao serviço para a busca de doadores não aparentados, e tinham que ser pagos pelo hospital, que na época estava com grande dificuldade em conseguir equipamentos apropriados. Para amenizar este problema, foi fundado em 1988 o Instituto TMO (que na época se chamava Associação Alírio Pfiffer, nome do primeiro transplantado do Brasil), que se mobilizou para conseguir equipamentos e recursos em prol da causa.

A instituição foi o primeiro trabalho de comunidade do hospital ligado a este tipo de transplante. Entre os fundadores estavam nomes como o escritor e ex-Ministro da Fazenda Karlos Heinz Richbieter (que foi o primeiro Presidente), o ex-Governador do Paraná Jayme Canet Junior (primeiro Vice-Presidente), o empresário Sérgio Marcos Prosdócimo, o advogado e escritor Belmiro Valverde Jobim Castor, entre outros.

30 anos depois

O Instituto TMO desenvolve um trabalho de apoio ao transplante de medula óssea, realizando e dando suporte a diversos projetos inovadores em benefício nesta área, como ações beneficentes, jornadas e encontros nacionais, lançamentos de campanhas solidárias e muito mais.

O projeto mais importante foi a fundação da Casa Malice, que hospeda gratuitamente pessoas de fora de Curitiba que vêm até o Hospital de Clínicas para fazer tratamento de medula óssea. Além de estadia, fornece alimentação e serviços como assistência social. Desde sua fundação, em 2015, já passaram pela casa 300 pessoas, que totalizam 4.305 hospedagens.

A entidade conta com aproximadamente 60 pessoas na atual gestão, entre diretoria e membros dos Conselhos Técnico, Fiscal, Consultivo e Legal. A atual presidente é Sonia Regina Moritz Perussolo.

Em junho deste ano, foi feita a assinatura do Termo de Cooperação entre o Instituto TMO e o Hospital de Clínicas da UFPR, que possibilita a formatação de mais projetos. O próximo grande projeto do Instituto TMO será a reforma de dois andares do HC (o 15º e o 17º), que está em fase final de elaboração e será em breve iniciado. Esta obra será feita em comemoração aos 30 anos da instituição.

As pessoas podem contribuir com o Instituto TMO de várias formas: realizando doações (financeiras, de notas fiscais sem CPF, bens ou produtos), participando de eventos promovidos pela instituição (Brechó Solidário, Bazar do ITMO, Espetinho Solidário e Leilão de Vinhos) ou ainda se tornando voluntário ou associado.


Serviço:

Instituto TMO / Casa Malice

Rua Conselheiro Araújo, 428, Centro – Curitiba/PR

Fone/Fax (41) 3016-9663

site: http://www.institutotmo.org.br/
e-mail: tmo@institutotmo.org.br


Redes sociais: 
www.facebook.com/institutotmo
instagram: @institutotmocasamalice


.............................................................

 

Fundadores do Instituto TMO / Associação Alírio Pfiffer (1988):

 

Diretores:

Presidente: Karlos Heinz Rischbieter *

Vice-Presidente: Jayme Canet Junior *

Secretário: Atilano de OMS Sobrinho

Tesoureiro: Sérgio Marcos Prosdócimo *

 

Conselho Técnico:

Presidente: Ricardo Pasquini

Vice-Presidente: Eurípedes Ferreira

Secretário: Carlos Roberto Medeiros

 

Sócios Fundadores:

Arthur da Silva Leme Neto

Atilano de OMS Sobrinho

Augusto Prolik *

Belmiro Valverde Jobim Castor *

Carlos Roberto de Medeiros

Euripedes Ferreira

Henrique do Rego Almeida

Jayme Canet Junior *

João Elisio Ferraz de Campos

José Carlos Busatto *

José Carlos Gomes Carvalho *

José Carlos Pisani *

José de Andrade Vieira

Karlos Heinz Rischbieter *

Luiz Reinaldo Zanon

Marcos José Olsen

Orlando Otto Kaesemodel

Renato Alcides Trombini

Ricardo Pasquini

Roberto Demeterco

Sérgio Marcos Prosdócimo *

Werner Egon Schrappe

 

 

Todos os Presidentes que passaram pelo Instituto TMO:

 

Karlos Heinz Rischbieter (1988 – 2003) *
Maria Cecília de Leão Rosenmann (2003 - 2009)
Cristiane Canet Mocellin (2009 – 2011)

Bettina Souza Muradás (2011 – 2015)
Regina Helena Bruni (2015-2017)
Sonia Regina Moritz Perussolo (2017-2019)

* in memorian

.............................................................

 

Retrospectiva – alguns momentos dos 30 anos do Instituto TMO

 

2003

Inauguração da nova Ala do Serviço de Transplante de Medula Óssea no HC.

Construção do 17º andar do STMO/HC/UFPR.

 

2004

Primeira edição do Espetinho Solidário dos Restaurantes Victor, com renda revertida para o fundo social do Instituto TMO. O evento é realizado anualmente até hoje.

 

2005

Em sua passagem por Curitiba, o Maestro Zubin Mheta visitou o STMO no HC e fez um concerto no Teatro Guaíra, regendo a Orquestra Filarmônica de Israel em uma excelente apresentação em prol do Instituto TMO.

 

2006

O STMO ganhou novos equipamentos em doações por renúncia fiscal.

 

2007

O HC inaugurou novas instalações do serviço de Quimioterapia de Alto Risco, em um projeto de revitalização do 10o Andar, em parceria com o Núcleo Paranaense de Decoração.

 

A cantora Dionne Warwik se apresentou no Teatro Guaíra e doou ingressos para a Associação Alírio Pfiffer.

 

A ala pediátrica do STMO recebeu equipamentos e móveis fornecidos pelo Instituto TMO

 

2008

O tenor José Carreras visitou o Serviço de Transplante de Medula Óssea no HC acompanhado pela diretoria do Instituto TMO. Ele foi um grande incentivador do HC e do STMO.

 

2009

Reforma do 15 e 17º andar. Na ocasião, dois motores Schiller de 2,5 toneladas foram içados até o topo do prédio, em uma operação minuciosa.

O Instituto TMO recebeu camisas autografadas do Clube Atlético Paranaense e do Coritiba Foot Ball Club para serem leiloadas.

O Instituto TMO participou da 5a ExpoCristo, Feira do Consumidor Cristão, que contou com presenças ilustres. O evento captou quase 600 doadores de medula.

 

2012

Os jogadores Tcheco, Jaci e Willian, do Coritiba Foot Ball Club, atenderam ao pedido de um menino que estava internado no HC e fizeram uma visita ao paciente, que foi presenteado com uma camisa do time, autografada pelos atletas.

 

2013

Inauguração da Brinquedoteca do STMO.

 

2015

Inauguração da Casa Malice, que hospeda e dá suporte a pessoas adultas que vêm de outras cidades até Curitiba para realizar transplante de medula óssea.

 

2015
O Instituto TMO recebeu o prêmio Imprensa Por Um Paraná Melhor.

 

2016

O jovem pianista Estefan Iatcekiw realizou um recital beneficente em prol do Instituto TMO no Graciosa Country Club.

 

O ITMO recebeu no Rio de Janeiro o Prêmio Dr. José Roberto Feresin Moraes de Cooperação ao Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome).

 

2017

O Instituto TMO e a Associação Dos Amigos do HC foram as duas entidades beneficiadas com a bilheteria do Concerto Erudito de Natal da Universidade Positivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Categoria: Notícias
Tags: Instituto TMO, medula óssea, transplante

Enviar comentário

voltar para Acontece em Curitiba

left show tsN fwR fsN|left tsN fwR|left show fwR tsN bsd b01s|bnull||image-wrap|news c05|fsN normalcase tsN fwR bsd b01|b01 c05 bsd|login news normalcase c05 fwB|tsN normalcase fwR bsd b01|normalcase fwR c05|content-inner||