Acontece em Curitiba

Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes

Publicado por em 28/02/2018 às 18h11

A Assespro (Federação Nacional das Empresas de Software), o IBQP (Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade) e o iCities Smart Cities Solution lançam nessa quinta-feira, 1º de março, o OBCI – Observatório Brasileiro das Cidades Inteligentes, com escritório na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos.

O acordo tem a chancela do Consulado Geral do Brasil em São Francisco, representado pelo embaixador Pedro Henrique Lopes Bório. Ao conhecer a iniciativa, o embaixador manifestou seu apoio para a instalação do OBCI na cidade norte-americana.

O nascimento do observatório ocorre em momento decisivo da maturidade do ambiente de cidades inteligentes no país, com a realização do Smart City Expo Curitiba, evento do consórcio espanhol Fira Barcelona Internacional, entidade de maior prestígio mundial nas iniciativas para o desenvolvimento de cidades inteligentes no mundo. O Smart City Expo Curitiba é realizado pelo iCities.

O papel do observatório será de extrema relevância para o Brasil, servindo de referência oficial para as entidades e legisladores se atualizarem sobre o ambiente regulatório do mundo moderno. As cidades estão cada vez mais conectadas com seus cidadãos, que por sua vez ganham crescente voz ativa e participação nas questões cotidianas.

É por causa da complexidade da vida em sociedade e da dinâmica da sobrevivência que é tão premente prover os gestores públicos e legisladores de todas as formas possíveis de conhecimento no trato regulatório. O trabalho do OBCI será de pesquisar, traduzir e disseminar conhecimento de interesse público.

“O IBQP terá papel fundamental nesse processo, diante da ampla experiência e know-how em pesquisas, sendo a maior autoridade em pesquisa do empreendedorismo no Brasil como realizador da pesquisa GEM – Global Entrepreneurship Monitor para Babson e London Business School”, diz Robert Janssen, diretor internacional da Assespro Nacional, um dos articuladores do acordo.

O iCities representa a Fira no Brasil para a promoção do Smart City, na cidade de Curitiba justamente pelo reconhecimento como empresa precursora dos debates para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes e humanas. É a empresa que mais realizou eventos, seminários e consultorias para o desenvolvimento sustentável das cidades no Brasil até hoje.

Tulio Severo Júnior, presidente do IBQP, confirma que “o iCities é a inteligência em smart cities no Brasil, é a inteligência do Observatório Brasileiro, é a empresa com maior número de acordos de cooperação com universidades internacionais, e que nos permitirá ter a mais ampla cobertura para reunir as melhores referências legislativas para esse programa”.

“A diretoria da Assespro, que tem presença nacional e internacional, foi fundamental na articulação desse acordo. O diretor Robert Janssen é nosso parceiro no desenvolvimento no estudo que resulta hoje no lançamento oficial do observatório”, relembra André Telles, diretor e fundador do iCities.

 

Serviço

Lançamento oficial do OBCI – Observatório Brasileiro das Cidades Inteligentes, com escritório na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos.

Quinta-feira, dia 1.º de março de 2018, às 13h

Local: Smart City Expo Curitiba (Expo Renault Barigui – Curitiba)

 

Contatos

IBQP – ibqp.org.br – Tulio Severo Jr – Presidente – (21) 9 81819615

iCities – icities.com.br – Andre Telles – Diretor - (41) 9 91927651

Assespro – assespro.org.br – Robert Janssen – Diretor (21) 9 93357470

 

Sobre o Smart City Expo Curitiba 2018

O Smart City Expo Curitiba será a primeira edição brasileira do Smart City Expo World Congress, realizado anualmente em Barcelona, o maior evento global sobre o tema de Cidades Inteligentes, que reúne mais de 18 mil pessoas de 120 países durante três dias. Curitiba foi anunciada oficialmente como sede da edição brasileira em Barcelona, em novembro de 2017, durante o encontro mundial das Cidades Inteligentes, em cerimônia que contou com representantes de 700 cidades mundiais e mais de 400 especialistas.

O evento será realizado no Expo Renault Barigui, com organização do iCities e apoio estratégico do World Trade Center Business Club, além da participação oficial da Prefeitura de Curitiba como anfitriã e do Vale do Pinhão, ecossistema de inovação da cidade.

Serviço

Smart City Expo Curitiba 2018

Data: 28 de fevereiro e 1º de março de 2018

Local: Expo Renault Barigui – Curitiba (PR)

Horário: Das 9h30 às 18h

Telefone para contato: (41) 3019-1025

Informações e inscrições: www.smartcityexpocuritiba.com

Valor do ingresso:

R$ 1500 (durante os dias 28 de fevereiro e 1º de março).

A entrada na exposição é gratuita, mediante cadastro prévio no site

Onde baixar o aplicativo:

Google Play: https://goo.gl/bQneiS

Apple Store: https://goo.gl/htJysq 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Categoria: Agenda
Tags: Cidades Inteligentes, Observatório Brasileiro, Smart City Expo Curitiba, Vale do Silício

Enviar comentário

voltar para Acontece em Curitiba

left show tsN fwR fsN|left tsN fwR|left show fwR tsN bsd b01s|bnull||image-wrap|news c05|fsN normalcase tsN fwR bsd b01|b01 c05 bsd|login news normalcase c05 fwB|tsN normalcase fwR bsd b01|normalcase fwR c05|content-inner||