Acontece em Curitiba

Retina do Bem 2018 e 6º Mutirão Diabetes acontecem neste sábado

Publicado por em 09/11/2018 às 17h49

Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, acontece neste sábado, 10 de novembro, na Praça Ouvidor Pardinho, em Curitiba (PR), das 08h às 17h, os eventos Retina do Bem 2018 e 6º Mutirão Diabetes Curitiba. Idealizados pela iniciativa privada, ambos atuam em parceria com a estratégia Saúde Já da Prefeitura Municipal de Curitiba para equalizar as filas de especialidades médicas. Entre as ações ofertadas está a realização gratuita do exame de Fundo de Olho em pacientes portadores de Diabetes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde, para diagnosticar a Retinopatia Diabética, que é a maior causa de cegueira em pessoas jovens em todo o mundo. A expectativa é de atender 3,6 mil pessoas da fila do Sistema Único de Saúde (SUS). Além dos pacientes encaminhados pela Prefeitura, serão atendidos ainda os pacientes que não passaram pela avaliação no SUS, bem como os que têm diagnóstico de retinopatia diabética ou de diabetes, mas que ainda não fizeram avaliação de fundo de olho.

Depois do exame e detecção da doença, os pacientes que necessitarem também farão exames complementares, como Mapeamento de Retina. Para os que tiverem a indicação, será realizada a Fotocoagulação a Laser. Já os quadros mais graves da doença serão encaminhados para cirurgia após as medidas iniciais. Outra boa notícia é que as pessoas que precisarem de acompanhamento ou de manutenção do tratamento já sairão com a data da consulta agendada na Oftalmo Curitiba - Hospital da Visão.

Como o objetivo dos movimentos Retina do Bem 2018 e 6º Mutirão Diabetes Curitiba é também conscientizar a população sobre a doença, os eventos terão uma abordagem multidisciplinar: cardiologistas vão orientar sobre problemas do coração; uma equipe de enfermagem vai realizar teste de glicemia e aferir a pressão arterial sistêmica; endocrinologistas e nutricionistas vão orientar sobre como prevenir a obesidade e a dieta ideal; farmacêuticos vão falar sobre o uso e descarte correto de medicamentos; e educadores físicos darão dicas sobre quais atividades podem ser desenvolvidas diariamente, inclusive em casa.

Edição 2017

No ano passado, o evento “Retina do Bem” atendeu 3.365 pessoas. Sete pacientes foram encaminhados para cirurgia; 171 para Fotocoagulação a Laser; 128 para óculos; 160 para angiografia; 11 para capsulotomia; 16 para pterígio; dois para calázio; seis para plástica ocular; e cinco para transplante de córnea. Além disso, 243 pessoas foram diagnosticadas com catarata e 118 com Glaucoma.

Serviço
Retina do Bem 2018e6º Mutirão Diabetes Curitiba
Data: 10 de novembro de 2018
Horário: 08h às 17h
Local: Praça Ouvidor Pardinho - Rua 24 de maio, S/N, Rebouças – Curitiba (PR)
Realização: OftalmoCuritiba, Centro Paranaense de Oftalmologia e Prefeitura Municipal de Curitiba
Apoio: Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), Associação Paranaense de Oftalmologia (APO), Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Categoria: Saúde
Tags: 6º Mutirão Diabetes, Dia Mundial do Diabetes, Retina do Bem 2018

Enviar comentário

voltar para Acontece em Curitiba

left show tsN fwR fsN|left tsN fwR|left show fwR tsN bsd b01s|bnull||image-wrap|news c05|fsN normalcase tsN fwR bsd b01|b01 c05 bsd|login news normalcase c05 fwB|tsN normalcase fwR bsd b01|normalcase fwR c05|content-inner||