Acontece em Curitiba

Uninter reúne mais de 350 pesquisadores de todo o Brasil

Publicado por em 23/11/2017 às 15h48

uninter

O Centro Universitário Internacional Uninter reuniu mais de 350 pesquisadores de todo o país no XIII ENFOC – Encontro de Iniciação Científica, que aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro, em Curitiba. Alunos e professores de diversas áreas e instituições apresentaram trabalhos, promoveram debates e realizaram mesas-redondas, com o objetivo de incentivar a formação científica no Brasil. Dados do Censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) mostram que até 2016 o Brasil tinha quase 200 mil pesquisadores, 11% a mais do que em 2014. 

A coordenadora do evento e da área de Pesquisa e Publicações Acadêmicas da Uninter, Desiré Luciane Dominschek, confirma essa evolução. “Um encontro nacional e de grande porte como este mostra que há um interesse crescente na área da pesquisa. O nosso papel, como instituição de ensino, é incentivar e ressaltar a importância da ciência na vida acadêmica”, afirma. 

O público presente, compartilhou da mesma opinião. “Eventos como este devem se tornar prioridade dentro das instituições, para que possamos expor e dialogar sobre questões latentes dentro dos cursos de graduação. A pesquisa é fundamental para o desenvolvimento da nação e para a construção de uma sociedade mais justa”, relata Márcia Marlene Stentzler, coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) de União da Vitória. Ela foi uma das palestrantes do ENFOC, com o tema “A Pesquisa como Espaço de Formação – O PIBID e Iniciação Científica”. 

Dos 350 participantes, 250 se reuniram em Curitiba, no campus Garcez da Uninter. Os outros 100 pesquisadores, de estados como Amazonas e Rio de Janeiro, participaram do evento remotamente, por meio de transmissões ao vivo pela internet. “A tecnologia é uma grande aliada na construção e compartilhamento do conhecimento. O ensino a distância tem mudado a educação do Brasil e temos orgulho em fazer parte dessa história”, explica Desiré. 

As soluções tecnológicas na educação foi um dos assuntos de destaque no evento. “Precisamos pensar a tecnologia não apenas como um recurso a ser aplicado no ensino, mas fazer dela uma possibilidade de produzir aprendizado”, explica Joana Romanowiski, professora da Uninter na área de Educação.  

Além das apresentações e debates, aconteceram mesas-redondas e workshops que abordaram temas como a importância da pesquisa na formação de professores, boas práticas no ensino a distância, desafios e possibilidades da pesquisa acadêmica no mestrado, pesquisas na área de unidades de conservação ambiental, astronomia indígena e ferramentas educacionais digitais. 

Sobre a Uninter

A Uninter é o maior Centro Universitário do país, com mais de 190 mil alunos, e o segundo maior em Educação a Distância (EAD). Possui mais de 500 polos de apoio presencial em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, 42 cursos de graduação e 73 de pós-graduação. Em 21 anos de atuação, mais de 400 mil alunos se formaram na instituição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Categoria: Eventos
Tags: Campuz Garcez, Curitiba, pesquisadores, Uninter, XIII ENFOC

Enviar comentário

voltar para Acontece em Curitiba

left show tsN fwR fsN|left tsN fwR|left show fwR tsN bsd b01s|bnull||image-wrap|news c05|fsN normalcase tsN fwR bsd b01|b01 c05 bsd|login news normalcase c05 fwB|tsN normalcase fwR bsd b01|normalcase fwR c05|content-inner||